A 18ª reunião anual do Comitê de Normas Profissionais (PSC) da Organização Internacional das Instituições Superiores de Auditoria ocorreu nesta terça-feira (19) e contou com a presença de Entidades de Fiscalização Superior da França, Noruega, EUA, Arábia Saudita, entre outras
O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, abriu, nesta terça-feira (19/10), a 18ª reunião anual do comitê diretivo do Comitê de NormasProfissionais (PSC) da Organização Internacional das Instituições Superiores de Auditoria (Intosai).
Presidido pelo TCU desde 2016, o PSC é responsável por um dos principais produtos da Intosai: o quadro de normas profissionais de auditoria. O comitê diretivo do PSC coordena o trabalho do PSC e reúne-se anualmente para tomar as decisões referentes ao desenvolvimento de normas no âmbito da organização.
Inicialmente, o ministro Bruno Dantas agradeceu a presença e o comprometimento dos participantes com o comitê, especialmente em um momento tão desafiador como o atual.
O principal tema da reunião foi o debate acerca das conclusões iniciais da revisão do “Componente 1 da Estrutura para Pronunciamentos Profissionais da Intosai”. Para tanto, foram apresentados os resultados da pesquisa realizada no ano passado, elaborada a partir de um processo de escuta com especialistas e para a qual foram obtidas mais de 120 respostas de Entidades Fiscalizadoras Superiores (EFS) em todo o mundo.
O ministro também destacou algumas ações que, segundo ele, “ajudaram o PSC a obter um melhor feedback das EFS e melhorar a comunicação entre os nossos membros”.
Entre as iniciativas, a criação da rede de representantes de cooperação, que conta com a participação de 70 auditores; o alinhamento com outros presidentes de metas e com o Forum for Intosai Professional Pronouncements (FIPP) com vistas a continuar fomentando o processo de definição de padrões na Intosai; e a realização de reuniões periódicas com os subcomitês, que foram convidados a oferecer sua análise sobre a definição de padrões de auditoria.
Pelo TCU, também estiveram presentes a titular da Secretaria de Relações Institucionais, Anahi Maranhão Pereira, a diretora da Serint Paula Hebling, e outros servidores envolvidos com o tema.
Incosai – Ao final, o ministro Bruno Dantas reforçou o convite para as EFS participarem, no ano que vem, do XXIV Congresso Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (Incosai), que está sendo organizado e será chefiado pelo TCU.
Realizado a cada três anos, o congresso é o órgão supremo da Intosai e reúne os membros titulares, associados e afiliados à organização. A 24ª edição do encontro será realizada na cidade do Rio de Janeiro, de 7 a 11 de novembro. Dois temas vão nortear as discussões: “O trabalho das Entidades de Fiscalização Superior no contexto da calamidade pública” e “Voz global, resultado global e impacto de longo alcance”.
Após o congresso, o TCU assumirá a honrada posição de presidente da Intosai por três anos.
( Com Informações: TCU AM )