A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 74ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Borba (a 151 quilômetros de Manaus), cumpriu, na sexta-feira (20/09), mandado de prisão preventiva de Patrick dos Santos Torres, 28, por estelionatos contra idosos beneficiários da previdência social do município. O autor utilizava os dados das vítimas para abrir contas digitais e contratar empréstimos de forma indevida. A prisão ocorreu no município.
Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (23/09), o delegado Jorge Arcanjo, da 74ª DIP de Borba, informou que a maioria das vítimas são analfabetas e, por essa situação, confiavam no autor para intermediar estes benefícios. Mesmo quando questionado por elas, o homem as ludibriava. As investigações iniciaram após um idoso, de 65 anos, registrar um Boletim de Ocorrência (BO) sobre os golpes.
“O suspeito já trabalhava neste ponto de atendimento há cerca de seis anos. Ele, munido dos documentos e dados pessoais dos clientes, após o início do tempo do benefício, realizava as fraudes, como empréstimos e transferências para uma conta falsa, supostamente de sua esposa. Ela, inclusive, chegou a ser investigada, mas apuramos que também foi vítima no esquema, pois ela não sabia do que se tratava”, explicou Arcanjo.
Segundo o delegado, a equipe policial apura a possibilidade de outros servidores atuarem no esquema. Até o momento, mais de cinco pessoas já registraram os BOs e o número de vítimas pode aumentar, pois algumas delas moram em comunidades rurais ou até já se mudaram para outros estados.
“O autor, inicialmente, colocava descontos pequenos para que as pessoas não percebessem. Ademais, as investigações continuam para podermos, com os dados bancários, perceber exatamente quais as vítimas. Investigamos também a possibilidade dele ter usado contas falsas no nome de outros familiares para praticar os crimes”, detalhou a autoridade.
Durante a operação, foram apreendidos documentos, celulares e computadores. As investigações continuam para identificar outros possíveis casos e elucidar a extensão e valores movimentados no esquema praticado pelo homem.
Procedimentos
O homem responderá por estelionato contra idosos e ficará à disposição da Justiça.
FOTO: Erlon Rodrigues e Divulgação/PC-AM