O Governo do Amazonas, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), quer ajudar no reforço à equipe de saúde, na capital e Interior do Estado, no combate à Covid-19, no tratamento de pacientes da doença.
Uma Resolução permite a antecipação da conclusão dos cursos do Centro Educacional na área de saúde, com 80% da carga horária concluída e estágio supervisionado em unidades de saúde já iniciado.A Resolução do Comitê Técnico Profissional (Cotep), presidido pelo diretor-presidente do Cetam, Prof. Dr. José Augusto de Melo Neto, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de 15 de janeiro de 2021. A decisão autorizada a antecipação de conclusão de cursos técnicos de nível médio, em caráter excepcional, aos estudantes finalistas na área de saúde.
A medida atende a 8 turmas e 248 alunos dos cursos técnicos em Enfermagem, Análises clínicas, Radiologia, Hemoterapia, Vigilância em saúde e Agente comunitário de saúde dos municípios de Manaus (46); São Paulo de Olivença (47); São Sebastião do Uatumã (35); Tonantins (32); Barcelos (39); Parintins (32); e Humaitá (17).
De acordo com o diretor-presidente do Cetam, professor José Augusto, existem propostas para a ampliação do número de turmas a serem beneficiadas com a antecipação da conclusão que podem chegar a 69 turmas e 2.169 alunos. A instituição já estuda as possibilidades, entre elas reiniciar o ano letivo de forma remota.